Chimarrão, vem tomar junto comigo.

934840_10205446990443806_3395399484342967332_n“Eu quero um chima, um chima chimarrão… Pra matar a sede, da tradição” no meu caso a música seria.. ” Eu tomo um Chima, um chima, chimarrão, pra matar a sede do meu Rincão”… rsrsrs – É minha gente linda hoje vamos falar sobre o Chimarrão, bebida tradicional da minha terrinha. Ah! Pra quem não sabe esse trecho mais em cima é de uma música da banda Os Monarcas, uma banda gaudéria. Aperte o play e entre no clima desse post. 🙂

Resolvi falar sobre ele, porque tô numa vibe de saudades e de saúde , e além disso o nosso Mate de todo dia é super saudável e vocês merecem conhecer. Ai aproveitei para dar uma pesquisada e apresentar a vocês os benefícios, dessa delícia (que muita gente acha amargo – rsrsrs). Pra quem não sabe o Chimarrão é oriundo da erva-mate – por isso chamamos de mate também – que é uma planta nativa da nossa America. Muitos, assim como minha prima Gi, misturam com diferentes chás, como anis, verde, hortelã, etc..

Vamos conhecer os benefícios? 

1 – Elimina a fadiga: O chimarrão possui alcaloides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental.
2 – Digestivo: A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.
3 – Diurético: Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.
4 – Contém sais minerais: A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
5 – Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular.
6 – Auxilia na regeneração celular: Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células.
7 – Estimula atividade física: Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.

Fonte: Click RBS – Entra no link que tem mais infos legais. 🙂

Mas ai você vai me dizer, amiga aqui em Recife não tem essa erva. Mas gente tem sim, vende no centro da cidade e até no mercado, porém não se você encontra fácil a bom e a cuia. Mas quem procura sempre acha, e qualquer coisa na internet deve vender. HAHAHHAA – E pra fazer o chimarrão amiga, como faz? Aaaaa isso é fácil gente, achei até um vídeo que ajuda.

Existem outras técnicas, mas eu uso essa aí do vídeo mesmo, aprendi quando era mais nova e morava ainda no Rio Grande do Sul. Agora eu tomo quase todo dia, quando dá tempo e vontade. Porque pra mim não vale apena fazer o mate pra tomar umas 2 vezes, ai eu faço e passo quase o dia todo tomando, ajuda na minha ansiedade. rsrsrrs

Eaiii gente, quem gosta? Quem já experimentou? Quem toma todo dia? Me contem tudo.

Espero que tenham gostado. Bjinhos até o próximo post.

Autor: Camila Gomes

Pisciana, gaúcha que mora em Recife há mais de 10 anos. Publicitária, fotógrafa e Social Media. Adora moda, mas não tem paciência para sair todo dia arrumadinha. É viciada em seriados e livros, e no tempo livre não desgruda do seu namorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s