Gordice: Panqueca Americana

panqueca-america-receita

Olá, pessoas lindas. Quem aqui adora uma gordice? Acho que todo mundo né?! O meu vício (e do meu namorado também rsrsrs) começou quando fomos experimentar as delícias do Restaurante Esbarre, que fica na zona norte do Recife. Além dos pratos servidos lá não serem muito caros, tem várias opções no cardápio que dão água na boca. Mas apesar da vontade não dá para ir todos os dias né? E foi assim que decidi recorrer ao nosso amigo Google, e depois de ler algumas receitas eu gostei bastante de uma que achei no site Tudo Gostoso. Com a receita escolhida eu partir para a cozinha e coloquei a mão na massa.

Antes da receitinha, vocês sabiam que a panqueca na verdade surgiu na França? Pois é, elas surgiram a mais de 9 mil anos por conta de um descuido na hora de preparar um mingau. Porém só foi a partir da década de 20 que esse prato delicioso passou a ser comum em todo mundo. E mais um detalhe super legal, na maioria dos países da América do Sul e Central, esta delícia é salgada, servida com recheio e enrolada, e geralmente são consumidas na hora do almoço ou jantar. Já as panquecas americanas (e canadense) são servidas no Café da Manhã ou no Lanche da tarde, e um ingrediente fundamental, elas levam açúcar na massa, o que torna este prato diferente do que nós estamos acostumados a consumir. 🙂

Chega de história não é mesmo? Vamos logo para o que interessa:

Ingredientes:

  • 1 xícara e 1/4 de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 ovos levemente batidos
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • Pitada de sal
  • Óleo para untar

Mode de Preparo:

  1. Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal
  2. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga
  3. Acrescente os líquidos aos secos, sem misturar em excesso
  4. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente
  5. Aqueça e unte a frigideira e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca

A minha dica para o recheio é colocar Nutella e/ou Ganache de Chocolate, fica divino. Já experimentei também com brigadeiro, fica gostoso, mas achei beeeem enjoativo.  Quem quiser experimentar em casa a receita que eu faço, leva menos de 40 minutos e rende de 8 a 10 panquecas depende da quantidade de massa que você coloca para fritar.

Espero que tenham gostado desta receitinha que eu amo e  que tentem fazer em casa. Prometo que é super fácil e delicioso, se tentarem fazer conta aqui o que vocês acharam. Bjo.

Autor: Camila Gomes

Pisciana, gaúcha que mora em Recife há mais de 10 anos. Publicitária, fotógrafa e Social Media. Adora moda, mas não tem paciência para sair todo dia arrumadinha. É viciada em seriados e livros, e no tempo livre não desgruda do seu namorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s